sábado, 5 de dezembro de 2009

Ajuda pra Inventar Moda!

Publicado por: Larissa Fernandes



Essa semana comprei um livro para me ajudar a planejar melhor a próxima coleção da Lafê, afinal minha formação é de jornalista, e por mais que eu tenha feitos cursos específicos na área de moda, como o de desenho e corte e costura, não fiz nenhum que me ajudasse a planejar e administrar uma marca. Aí fui atrás na net, e achei o "Iventando Moda - planejamento de coleção" de Doris Treptow. Pelo que li do livro, parecia bem o que eu procurava e não achei nenhum outro, na mesma hora comprei pela internet na FNAC e recebi em dois dias. Hoje terminei de ler e resolvi fazer o post, porque o livro é ótimo mesmo! Ele me surpreendeu muito!! Os tópicos abordados são os seguintes:



  • Conceito de moda e coleção

  • Perfil do consumidor

  • Gestão do design

  • Pesquisa em moda

  • Calendário de vendas

  • Cronograma de produção

  • Dimensão da coleção

  • Ficha técnica

  • Custos e preço de venda

Todos os temas são detalhados, e tem inclusive passo a passo de planilhas que ajudam no planejamento de todo o processo. Super recomendo!!! Tem um site do livro...clica aqui. Paguei R$36,00 reais na FNAC, mas passou dois dias entrou em promo, tá R$32,60.


4 comentários:

  1. Oi larissa, não sei se já leu mas Fashion design (de sue jones) tb pode te ajudar em algo. É bem basicão e aborda mais aspectos que esse daí. Considerado um abc pra quem começa estudar moda. Dá uma procurada.. ve se te interessa
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus,

    Dei uma pesquisada e o Fashion Design parece mais completo mesmo, os sites não detalham muito sobre tudo que tem no livro, mas parece que é o planejamento do ponto de vista apenas do designer de moda, é isso?
    Vc tem o livro ou já leu? Só vi em livrarias q não tem aqui, vou procurar em BH e dar uma olhada de perto.

    Muito obrigada pela dica!!
    Vc sempre com ótimos comentários!!

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  3. É.. fala de um aspecto mais geral, tem um pouco de historia, tecidos, cores.. etc
    É um livro bem diversificado mais voltado do ponto de vista de um designer. Mas vale dizer que é bem superficial em varios aspectos. Mas e sempre bom dar uma olhada, as vezes tem alguma coisa que se pode tirar..
    Eu tenho esse livro, se quiser eu te empresto. Me manda um email, bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Matheus,

    Se puder me emprestar eu ia adorar! Não consegui te mandar e-mail, o seu perfil está bloqueado. Se puder me mandar pra eu te responder, é lfernandes@estilolcomunicacao.com.br
    Muito obrigada...espero que vc leia aqui.

    Bjo grande!

    ResponderExcluir