sexta-feira, 2 de julho de 2010

Entrevistinha com a consultora de imagem Julia Bello!!!

Coisa boa é reencontrar as pessoas, né? Reencontrei a Julia Bello, que pra mim era só Julia, no café da manhã que o Minas Trend Preview promoveu para as blogueiras aqui em BH. E nós duas tivemos o mesmo impacto...O que você tá fazendo aqui? Tinha mais de 4 anos...talvez quase 5 que não nos viamos, e como nos conhecíamos do mundo pessoal e não do profissional, a atitude das duas foi fazer essa pergunta. Na época que a conheci eu era estudante de jornalismo e ela era estilista. A consultoria chegou na vida dela depois disso, e a moda chegou na minha...
Essa semana fiz essa entrevista com ela, porque já vinha acompanhando o seu trabalho através do Projeto de Olho no Espelho, sem saber que a Julia era a Julia Bello. A entrevista foi super esclarecedora...e acho que vai ajudar muito quem quer ser consultora de imagem ou quem tem dúvidas sobre esse serviço, que é tão importante e vale pra vida de todo mundo!

Com que idade você começou a se interessar por moda? E quando percebeu que esse interesse viraria profissão?

Sempre me interessei por moda, mas foi com 17 anos, prestes a fazer o vestibular, que eu descobri que queria trabalhar com isso. Até porque eu nem sabia que existia faculdade de moda.


O que e onde estudou? Quais cursos ou escolas você indicaria para quem quer trabalhar com consultoria de imagem?

Eu estudei na Faculdade Santa Marcelina em SP. Na época ainda não tinha faculdade de moda aqui em Bh e eu procurei a instituição que tivesse maior referência na área. A consultoria começou para mim há quase 4 anos. Eu trabalhava em uma loja, como estilista mesmo, e já dava assessoria para as clientes informalmente. Aí eu decidi focar nessa área e fiz o curso do Senac, que eu acredito ainda ser um bom começo. Depois fui para SP fazer um refinamento no aprendizado com a Ilana Berenholc, que é excelente. Ela é pioneira no Brasil na Consultoria de Imagem e foi quem me apresentou a AICI (Assossiação Internacional de Consultores de Imagem) com sede nos EUA. Porém estou sempre me atualizando com cursos, livros e aprendo muito com cada cliente.


Quais os serviços mais procurados na consultoria de imagem? Qual o público mais procura esses serviços?

Sempre faço o básico, que são as 4 análises (cor, estilo, corpo e rosto) e depois o guarda-roupa. Esse é o essencial do trabalho. São informações valiosas que irão te acompanhar por toda a sua vida. É um trabalho de auto-conhecimento mesmo. O público maior ainda é as mulheres. A idade varia muito, eralmente oscila entre 20 a 60.


Você criou o Projeto De Olho no Espelho com outras consultoras de imagem? Como funciona o projeto?

O projeto foi uma idéia que surgiu de um encontro para trocar idéia sobre a Consultoria de Imagem entre mim e minhas alunas da CIMO (Centro Integrado de Moda), que infelizmente fechou esse ano. O projeto tem o objetivo de divulgar o que é uma consultoria de imagem e ainda levar informação para as mulheres de BH sobre como funciona a imagem delas. O evento acontece uma vez por ano em praça pública e é gratuito. A cada edição é escolhida uma das análises do nosso trabalho para ser feita como demonstração para quem estiver interesse. Também são sorteados vários prêmios oferecidos pelos nossos parceiros no projeto. Graças a Deus tem muita gente que acredita na nossa idéia! Agradeço muito a eles.


O que mais ama no seu trabalho? O que considera mais difícil?

Eu amo poder ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, bonitas. Isso traz um elemento completamente novo para a vida delas. É uma transformação, um progresso. É claro que algumas vezes esse processo é mais difícil para alguns. E isso me mobiliza, porque eu quero ver resultados positivos. Quero fazer diferença na vida delas. O meu trabalho só tem sentido se eu conseguir conscientizar a pessoa sobre qual a melhor estratégia para a imagem dela.


Como você vê a questão das tendências? Você acredita que a moda depende delas?

A moda está bem diferente hoje em dia. Não existe mais uma "tendência" completamente inovadora, existem vários estilos que estão sempre aí. Isso se deve ao crescimento do trabalho autoral dos estilistas no Brasil. No entanto, as criações ainda costumam ser releituras de coisas que já foram feitas anteriormente. Raramente aparece algum gênio louco da moda que propõe maluquices na passarela, como o Mcqueen. Mas uma pessoa dessa não consegue se sustentar no mercado, porque são poucos os clientes dispostos a pagar pelo preço e pela ousadia das suas criações. Apesar de elas serem um show para os olhos. Acredito sim que a moda ainda dependa das tendências para que se torne comercial, para criar o desejo de consumo.

Quais os estilistas que você admira?

Eu admiro vários estilistas da "velha guarda" da moda. Chanel foi um gênio, amo as coisas dela. Adoro Givenchy e o trabalho que ele fez com os figurinos dos filmes de Audrey Hepburn. Me identifico muito com eles. Na moda mais moderna, gosto muito da Stella McCartney, da Donna Karan, do Oscar de la Renta. Têm muitos estilistas novos por aí também que fazem trabalhos super bacanas. É claro que aprecio as criações mais conceituais, mas não para eu usar. Não é a minha cara. Adoro o trabalho do Ronaldo Fraga é o máximo. Os desfiles dele são como um espetáculo, encantam. Mas ainda são poucos que realmente compram.

Qual look ou peça é a sua cara? E o acessório?

As saias e os vestidos são a minha cara. E o acessório sem dúvida é o cinto. Para mim ele é a peça mais importante. Dá graça para qualquer produção. É muito feminino. Sou bem mulherzinha. Mas não sou muito fã de peças muito enfeitadas.


Qual a peça que jamais usaria?

Esses sapatos de passista de escola de samba que andam por aí. Acho um exagero. O lugar deles é no sambódromo mesmo.


Que conselho dá pra quem quer começar a trabalhar com consultoria de imagem?

A primeira coisa é tratar a consultoria de imagem como uma profissão e não como um hobbie. Não dá para trabalhar no achômetro. Tem que estudar, levar à sério. Ser ético no seu dia-a-dia com os clientes e com os seus colegas de profissão. Não dá para fazer um cursinho e sair falando que é Consultor de Imagem. Há toda uma formação. Primeiro de tudo, tem que entender de moda, de design, de roupa, de costura, de cor, de gente. O trabalho da consultoria é uma continuidade disso. Mas o estudo nunca termina. Acho errado se acomodar e fazer do seu trabalho um movimento automático. Aí é melhor mudar de profissão.

Conheça mais o trabalho da Julia...entra no site dela!

Um comentário:

  1. hulitaaa q amoooo,to mto orgulhosa de vce, amiga querida!!!!sabe q mesmo a distância,sempre mando vibrações positivas...qndo vira me ver,hein?!saudades....e quero fzer uma consultoria log,hein?!bjus

    ResponderExcluir