terça-feira, 20 de julho de 2010

Entrevistinha com a estilista Lu Simão!!!

Publicado por: Larissa Fernandes

Entrevistei a Lu Simão, estilista talentosa, e uma das pessoas mais fofas e queridas que eu já conheci. A Lu, tem sua marca homônima, a Lu Simão, que foi a primeira Marca da Semana aqui da Estilo L, há um ano atrás, e hoje ela se descobriu em um novo caminho, o das peças sob medidas. Então vale muito conhecer mais o trabalho dela...

Não consegui escolher uma foto, então escolhi várias fotos da Lú vestido peças Lu Simão mescladas com outras marcas...Linda!!!




Com que idade você começou a se interessar por moda? E quando percebeu que esse interesse viraria profissão?

Não sei ao certo a idade em que passei a me interessar por moda. Acho que é um assunto que sempre fez parte da minha vida, da minha formação. Minha avó era bordadeira e isso me encantava. Herdei todo o material que era dela, foi um grande presente. Sempre gostei muito de desenhar e quando vi que tinha habilidade fui me empolgando e comecei a pensar em seguir a profissão na área de moda. Aos 15 anos tinha certeza de que esse seria meu caminho.

O que e onde estudou? Quais escolas você indicaria para quem quer trabalhar com moda?

Me formei em Design de Moda na FUMEC em 2007. Foi uma Universidade que contribuiu muito para minha formação, apesar de achar que o aluno deva ir além, procurar se aperfeiçoar em outros cursos, de corte e costura e modelagem por exemplo. Depois de formada fiz um MBA em Gestão de Negócios na PUC Minas, o que me ajudou a ter uma visão mais empreendedora do mercado de moda. Hoje faço um Mestrado em SP, na Universidade Anhembi Morumbi, na área de design. Acho que o estudo e a pesquisa são fundamentais para quem quer seguir carreira.

Você começou fazendo uma coleção para o varejo, e hoje você trabalha peças sob medida e super exclusivas. Por que decidiu por essa mudança?

Foi uma mudança gradual e natural. Respeitei a demanda do meu público. Percebi que as pessoas desejavam peças que tivessem a sua cara, sua identidade.

Mesmo trabalhando peças exclusivas sob medida, você também fez uma pequena coleção de inverno, ela também só é feita sob medida? Você vai continuar fazendo essas pequenas coleções?

As pequenas coleções tem o intuito de serem práticas. São peças para o dia-a-dia a preços mais acessíveis, mas tudo é feito sob medida. Quanto a manter as pequenas coleções, tudo irá depender de como elas são recebidas pelo público. Tem que haver demanda. A moda não sobrevive sem o mercado, precisamos pensar nele.

Olha algumas fotos da coleção de inverno da Lu...



Como são feitas as pesquisas para suas coleções? Onde busca inspiração? E para as peças sob medida, como funciona?

Minha pesquisa não é nada formal. Tudo pode ser motivo para ser trabalhado em uma coleção. Trabalho aquilo que me chama atenção, que me emociona de alguma forma. Normalmente formas me inspiram mais do que temas específicos. Com a peça sob medida funciona da mesma maneira, mas o que me inspira é a forma do meu cliente, sua silhueta, suas curvas, suas preferências.

O que mais ama no seu trabalho? O que considera mais difícil?

Sou apaixonada pelo meu ofício. Não me imagino fazendo outra coisa. O que mais amo é ver no rosto de uma cliente a alegria e satisfação no dia da última prova. É muito gratificante. Quanto as dificuldades, toda profissão tem as suas. Com a moda não é diferente. Prefiro falar em desafios, e meu maior desafio é captar a identidade do cliente, compreender um pouco de seus desejos e expectativas.
E esse vestido de noiva tudooooo!!! Linda criação da Lu Simão!


Como você vê a questão das tendências? Você acredita que a moda depende delas?

Acho que tendências são apenas referências e não devem ser seguidas à risca. Prefiro me ater a referências mais duradouras. Tendências são voláteis e dissipam-se rapidamente. Acho que seguir ou não tendência depende da sua escolha de trabalho. Depende do seu ritmo.A roupa sob medida precisa ser mais durável e atemporal, para, entre outras coisas, justificar seus altos custos.

Quais os estilistas que você admira?

São tantos!!! Um dos que mais adimiro é Yamamoto por apostar na moda conceitual sem perder a veia comercial. Ele constrói obras de arte! É lindo de se ver.

Qual look ou peça é a sua cara? E o acessório?

Minha jaqueta de couro é a peça que mais amo no meu armário. Combina com absolutamente tudo!! Não uso muito acessório, mas acho que a bolsa tem que ser uma escolha consciente, poi ela é capaz de tranformar um look completamente.

Você acabou de colocar um novo blog no ar que é direcionado para os homens, o Amo Alfaiataria. Porque optou em falar para esse público?

O novo blog surgiu porque tenho paixão por moda masculina, e ela está tão esquecida... Mas o motivo principal é que minha dissertação de mestrado é sobre o terno e, ao longo da pesquisa, venho percebendo que as pessoas têm curiosidade em saber de onde surgiu, o porquê e tudo mais. O blog trás informações históricas sobre a origem da alfaiataria e várias curiosidades sobre o tema.


Um comentário:

  1. Adorei! Além de ser linda, a Lú e inteligente. Tive a honra de conhecê-la no mestrado e hoje somos amigas. Parabéns!

    ResponderExcluir