quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Chita é bacana ou não é?

Publicado por: Larissa Fernandes


Hoje fiz uns quadros de chita...aqueles que falei aqui num post sobre o Studio da Lú , é só clicar aqui pra ver de novo. Prometo colocar a foto aqui assim quer estiverem devidamente pendurados. Foi super fácil, barato (gasto total nos três quadros de 40x40cm = R$35,00) e o visual é bem lindo! Eu sou suspeita porque adorooooo chita, mas pode ser feito com qualquer tecido (ficam ótimos em tecidos com estampas pequenas ou divertidas para quartos de crianças). Eu gosto de chita desde sempre, minha primeira experiência com esse tecido, foi quando fiz meu curso de corte e costura e resolvi fazer um vestido de chita. Na sala todo mundo ficou tipo sem entender, pq não era nada normal usar chita em roupa...e isso só faz 5 anos. Depois me aventurei pelas bolsas de chitas (que são ótimas pra praia). Por isso resolvi escrever sobre esse querido tecido colorido e tão verão!

"Chita é um tecido de algodão com desenhos de grandes flores coloridas. O tecido surgiu na Índia e, há tempos, já servia de toalha de mesa em casas de pau-a-pique brasileiras. Hoje empresta sua estampa até para uma cadeira do designer-sensação Philippe Starck." (É essa cadeira transparente forrada com chita da foto abaixo. Linda demais, né?) Essa explicação está na Wikipédia..e toda a história da chita também...é só clicar aqui.



E hoje vemos muitas roupas de chita por aí...e acessórios irreverentes também, né? A Farm é mestre em fazer peças com estampas que remetem a chita (claro que não usam a chita propriamente, porque é um tecido com trama bem aberta e com pouca durabilidade...mas a idéia tá lá!). Além das roupinhas...a Farm fez acessórios de chita incríveis. Olha que tudo de bom a prancha!









A chita é tão bacana, que tem até livro...e o nome é "Que chita bacana". Idealizado por Renata Mellão e Renato Imbroisi este livro mostra um pouco da alma brasileira através da chita, tecido que surgiu na Índia medieval, conquistou europeus, atravessou os mares até ganhar corpo nas diversas manifestações culturais do Brasil. Então fica a dica...o verão pede cores, então nada melhor que a chita, né?


3 comentários:

  1. ok...também acho a chita chique...mas vamos combinar podia ter dado os créditos para o meu lindo vasinho heim!

    ResponderExcluir
  2. Adoro chita! Gostaria que vissem meu site: www.comchitabrazil.com.br
    Ela é colorida, baratinha e cabe em qualquer lugar...

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas,

    Santinha peguei as fotos pelo google, desculpa não ter dado os créditos. Crédito mais do q merecido. O vasinho é lindo!

    Iris, entrei no site, adorei! Em breve faço post aqui no blog sobe ele.

    Bjos

    ResponderExcluir