domingo, 4 de outubro de 2009

Síntese Minas Moda+ : Parte I

Publicado por: Larissa Simões


Quem não foi ao Minas Moda+...PERDEU!!! O evento foi óoooootimo, com palestras incríveis, que aumentaram muito a bagagem de quem estava presente...O que me deixa triste é a falta de interesse das pessoas ligadas à moda, profissionais e, principalmente, estudantes da área...já que o público do evento foi pequeno em relação a sua grandeza de conteúdo...BH tem faculdades de moda, cursos de extensão e pós-graduações e não tinha nem 10 estudantes de moda no local!! Não é uma vergonha?! Será que esses estudantes acham que moda é se vestir bem, usar o que estar na moda, e por isso escolhem este curso???? Como assim os alunos de BH não foram ao evento conhecer muito mais sobre este mercado, ouvir grandes profissionais de diversas áreas e aprender muuuuito mais??? Moda não é só vestuário e glamour...é cultura, comportamento, atitude!!!




Imagem "roubada" do blog chata de galocha ...A Lú Ferreira é designer gráfica e essa imagem ficou fofa...nao resisti!!!



Pra quem não foi, vou falar um pouquinho de cada palestra...O evento abriu com palestras sobre profissões de moda...O primeiro assunto foi o jornalismo de moda, com a Carla Mendonça da revista BH mais! E foi suuuuper legal, ela falou das questões históricas, dos modelos de difusão, das pandoras x jornais, literatura e moda no século XVI, do jornalismo feminino como aglutinador dos assuntos referentes à mulher , do surgimento dos jornais de moda, do jornalismo de moda como vetor da lógica de consumo, do jornalismo de moda contemporâneo (imagens, visibilidade, crise do veículo impresso...etc). Muito assunto né?!! Fiquei com mais vontade ainda de estudar a história da moda e do jornalismo de moda....

Depois foi a vez do conceituado Rodrigo Cesário falar da profissão de Stylist...Ele que está há 10 anos no mercado contou um pouco da sua trajetória e experiências...Pra quem achava que stylist e produtor de moda era a mesma coisa, Rodrigo esclareceu: O Stylist cria a imagem de moda, definindo o vestuário casting, beauty, trilha sonora, cenário e outros elementos para a realização de campanhas publicitárias, editoriais e desfiles! Já o produtor de moda reúne e cuida dos elementos necessários para a produção de looks. Ele dá suporte ao stylist! Ele explicou também a metodologia de trabalho da profissão e suas principais características...além de dicas incríveis de leituras e referências de profissionais, e também para o mercado em geral!

A palestra do sobre a profissão de estilista foi ministrada pelo Alexandre Matos, o estilista da Patachou, que contou sua trajetória, falou do mercado, da concorrência...super legal também!


O Bruno Cândido deu dicas bem legais de maquiagem...Ele já teve seu próprio salão, mas hoje, é um profissional de moda (famosérrimo!)...Ele trabalha para editoriais de moda, desfiles...Atende pouquíssimas pessoas fazendo "maquiagens normais"...Pra nossa tristeza, porque ele faz cada make de babar!! Ele contou que um maquiador não usa só produtos caros e importados ...tem de tudo na sua maleta! E disse ainda que não adianta ter só produtos caros se a pessoa não sabe usar...As dicas dele:
- Rímel bom e barato: maybiline (vende na Renner!)
- Produtos prime (pré-maquiagem): fazem muita diferença aplicado antes da base...parece que o produto some no rosto deixando-o mais natural.
- Produtos em creme, que possam ser aplicados com o dedo, dão um efeito mais legal...
- Usar sempre corretivo líquido, se o seu não for líquido, é só diluí-lo no creme para a área dos olhos que você usa e aplicar...Ajuda a não deixar as marquinhas de expressão em evidência!
- Diluir o shampoo na água antes de usar...vai limpar melhor o seu cabelo e não deixa resíduos!

2 comentários:

  1. Q bom encontrar mais mineirinhas na blogosfera!
    E mineirinhas com conteúdo!
    Estou seguindo o blog e linkando,ok?!
    Bjos fofas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!!! Agradecemos muito o elogio...visitei seu blog e adorei...vamos virar seguidoras...
    bjo grande!!
    Larissa S.

    ResponderExcluir